Uma coisa estranha aconteceu no Stratosphere

Uma coisa estranha aconteceu no Stratosphere

Bem acima trópicos da Terra, um padrão de ventos mudaram recentemente de uma maneira que os cientistas nunca tinha visto em mais de 60 anos de medições consistentes.

Esta perturbação do padrão de vento – chamado de “oscilação de quase-bienal” – não têm qualquer impacto imediato sobre o tempo ou o clima que nós experimentamos na superfície da Terra. Mas levanta questões interessantes para os cientistas da NASA que observaram que: Se um padrão é válido por seis décadas e, de repente muda, o que causou que isso aconteça? Será que vai acontecer de novo? Quais os efeitos que pode ter?

“A oscilação quase-bienal é da estratosfera Old Faithful”, disse Paul Newman, cientista-chefe de Ciências da Terra da NASA Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, Maryland, e principal autor de um novo estudo sobre o evento publicado online na revista Geophysical Research Letters. “Se Old Faithful parou por um dia, você começa a se perguntar sobre o que estava acontecendo debaixo da terra.”

Ventos na estratosfera tropical, uma camada atmosférica que se estende desde cerca de 10 a 30 milhas acima da superfície da Terra, circular o planeta em direções alternadas de leste e oeste ao longo de aproximadamente um período de dois anos. ventos de oeste desenvolver na parte superior da estratosfera, e gradualmente desce para a parte inferior, de cerca de 10 milhas acima da superfície enquanto ao mesmo tempo, ser substituída por uma camada de ventos de leste em cima deles. Por sua vez, os easterlies descem e são substituídos por westerlies.

Este padrão se repete a cada 28 meses. Na década de 1960 os cientistas cunhou-se o “oscilação quase-bienal.” O registro dessas medições, feitas por balões meteorológicos lançados nos trópicos em vários pontos ao redor do globo, data a 1953.

O padrão nunca mudou – até o final de 2015. Como o ano chegou ao fim, os ventos do oeste se aproximava o fim de sua descendência típico. O padrão regular considerou que ventos de leste mais fracas logo substituí-los. Mas, em seguida, os westerlies apareceu para se mover para cima e bloquear o movimento descendente dos easterlies. Este novo padrão se manteve durante quase meio ano, e até julho 2016 o antigo regime parecia retomar.

“É muito interessante quando a natureza nos lança uma bola curva”, disse Newman.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s