A Seleção Brasileira de Futebol é o time nacional do Brasil

A Seleção Brasileira de Futebol é o time nacional do Brasil

Fonte: A Seleção Brasileira de Futebol é o time nacional do Brasil

A Seleção Brasileira de Futebol é o time nacional do Brasil de futebol masculino, gerido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que representa o país nas competições de futebol organizadas pela CONMEBOL e pela FIFA. Formada em 1914 e considerada um dos maiores símbolos do país , é chamada de seleção verde-amarela, canarinha ou amarelinha.

É a seleção mais bem-sucedida da história do futebol mundial , sendo a recordista em conquistas em Copas do Mundo, com cinco títulos invictos (1958, 1962, 1970, 1994, 2002)[7] .

Também é a única seleção que venceu a Copa em três continentes distintos, na área de 4 confederações continentais de futebol (Europa, Américas, do Norte/CONCACAF e do Sul/CONMEBOL, e Ásia), e a ter jogado todas as edições do torneio. Brasil e Alemanha são as duas únicas seleções que jamais falharam nas Eliminatórias da Copa do Mundo, tendo se classificado a todas as Copas para as quais se inscreveram nas Eliminatórias. Brasil e Espanha são, entre as oito seleções campeãs mundiais, as únicas que jamais foram campeãs na condição de país-anfitrião, ou seja, jamais se valeram do “fator casa” para ter vencido um dos seus títulos, sendo que o Brasil já sediou a Copa do Mundo 2 vezes (1950 e 2014), enquanto a Espanha sediou uma única vez (1982). Entre as 6 Copas que foram vencidas pela seleção do país-anfitrião, algumas delas (por exemplo, 1966, 1974 e 1978) tiveram a lisura de sua organização e por conseguinte a legitimidade dos títulos questionadas por personalidades do futebol, como João Havelange, Rivellino e Óscar Tabárez. Até hoje, nenhum dos 5 títulos mundiais do Brasil foi alvo de questionamentos sobre sua legitimidade.

Dentre outras conquistas importantes, a seleção detém 8 títulos da Copa América (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007) e 4 da Copa das Confederações, competição na qual também é a maior vencedora da história, com os títulos de (1997, 2005, 2009 e 2013) .

Tem como maiores rivais no esporte a Argentina e o Uruguai, seus vizinhos de continente. Também tem histórico de grandes confrontos com as principais seleções europeias, como Alemanha, Itália, França e Holanda.

A Seleção Brasileira é muito lembrada quando se fala de futebol arte já que desde 1958 engrandece o futebol mundial com grandes nomes que, com a amarelinha, impressionaram e fizeram história. Pelé lidera a longa lista de craques brasileiros, classificado como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Contemporâneo ao Pelé, Garrincha, o eterno “pernas tortas” de dribles desconcertantes, abrilhantou os gramados com seu futebol. Outros grandes que encantaram não só o Brasil mas o mundo foram Rivelino, Zico, Ronaldo, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Zagallo, Carlos Alberto, Roberto Carlos, Tostão, Didi, Vavá, Bellini, Bebeto, Rivaldo e vários outros.

Cinco brasileiros conquistaram o título de melhor do mundo até o momento, prêmio dado pela FIFA desde 1991 – que atualmente unificou-se como FIFA Ballon d’Or. O Brasil é o único país com cinco representantes, um recorde. Foram eles: Romário em 1994; Ronaldo em 1996, 1997 e 2002; Rivaldo em 1999; Ronaldinho Gaúcho em 2004 e 2005; e, por último, Kaká em 2007

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s