Obama anuncia retirada de 34 mil soldados do Afeganistão até 2014

 

Obama anuncia retirada de 34 mil soldados do Afeganistão até 2014.

Obama anuncia retirada de 34 mil soldados do Afeganistão até 2014.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (13) que 34 mil soldados americanos deixarão o Afeganistão dentro de um ano e que a guerra no país terminará até o final de 2014. Obama falou ao Congresso americano por cerca de uma hora no tradicional discurso do Estado da União.

Ele informou que, paralelamente à retirada das tropas, os Estados Unidos estão treinando e equipando forças afegãs para combater a atuação da rede terrorista Al-Qaeda. “A organização que nos acatou em 11 de setembro é uma sombra do que era.”

O número de soldados americanos no Afeganistão chegou a ser de 100 mil. Atualmente, cerca de 66 mil militares seguem no país.

Dentro da questão militar, ele anunciou “tratamento igual para todos os membros das forças armadas, sejam heterossexuais ou homossexuais”.

Obama também falou da questão nuclear, numa referência ao teste nuclear feito pelo governo da Coreia do Norte. Ele prometeu tomar ‘medidas firmes’ junto aos aliados dos Estados Unidos contra o que chamou de ‘provocações’.

“Provocações como a que vimos ontem à noite apenas os isolarão ainda mais, já que, juntamente com nossos aliados, fortaleceremos nossa própria defesa contra mísseis e iremos liderar o mundo na adoção de medidas firmes em resposta a essas ameaças”, afirmou.

 

“O regime da Coreia do Norte deve saber que somente alcançará a segurança e prosperidade mediante o cumprimento de suas obrigações internacionais.”

Ele acrescentou ainda que o governo do Irã precisa reconhecer que o momento pede uma coalizão e reforçou que os EUA farão tudo para evitar a fabricação de armas nucleares. “Ao mesmo tempo, vamos envolver a Rússia para negociarmos uma redução maior dos nossos arsenais”, disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s