Toffoli condena políticos por corrupção passiva no mensalão

Toffoli condena políticos por corrupção passiva no mensalão.

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli condenou nesta segunda-feira oito réus por corrupção passiva no julgamento da ação penal do chamado mensalão.

 

Toffoli retomou voto iniciado na quinta-feira sobre a suposta venda de apoio parlamentar ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

O ministro condenou por corrupção passiva os ex-deputados pelo PP Pedro Corrêa e Pedro Henry; o deputado Valdemar Costa Neto (ex-PL, atual PR); o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas, o ex-deputado pelo partido Bispo Rodrigues; o ex-deputado federal e presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, delator do esquema; o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB), e o então deputado João Borba (ex-PMDB).

 

Foram condenados por lavagem de dinheiro Corrêa, Henry, Costa Neto, Lamas, Bispo Rodrigues, Jefferson, Queiroz, além do sócio da corretora Bônus Banval Enivaldo Quadrado.

 

Toffoli absolveu o ex-assessor do PP João Cláudio Genu das acusações de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Deste último crime, ele absolveu ainda Corrêa, Henry, Quadrado e Fischberg.

 

Ele absolveu, ainda, o então primeiro secretário do PTB Emerson Palmieri e o sócio da corretora Bônus Banval Breno Fischberg das acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

A Corte deve finalizar nesta sessão o voto sobre a acusação de venda de apoio de parlamentares da Câmara dos Deputados ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Outros três ministros ainda votarão nesta questão: Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e o presidente, Carlos Ayres Britto.

 

Depois deste item, o relator da ação, Joaquim Barbosa, iniciará a leitura do seu voto sobre os acusados de corrupção ativa, incluindo a cúpula do PT à época do escândalo: o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o então presidente do partido, José Genoino, e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares.

 

(Por Hugo Bachega e Ana Flor)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s