Mulher de 95 anos ganha prêmio de melhor blog em espanhol

Mulher de 95 anos ganha prêmio de melhor blog em espanhol
María Amelia, que ganhou o blog de seu neto, dá dicas e conta experiências de vida.Concurso Best of Blogs (BOBs) é organizado pela rede de TV alemã Deutsche Welle.
Da EFE entre em contato

Reprodução
No blog “A mis 95”, María Amelia conta sobre sua viagens e experiências de vida (Foto: Reprodução)
A blogueira espanhola María Amelia, de 95 anos, venceu o Best Of Blogs (BOBs), o concurso de blogs da rede de televisão alemã “Deutsche Welle” (DW), na categoria em espanhol, à frente do argentino “Bestiaria”.
Em seu blog “A mis 95” (“Aos 95 anos”), María Amelia publica conselhos e as experiências que vive em Muxía (La Coruña). Ela fascinou o júri de especialistas da premiação anual BOBs.
A blogueira se apresenta da seguinte forma em seu blog: “Amigos da internet. Hoje completo 95 anos. Meu nome é María Amelia e meu neto, como é muito mesquinho, me presenteou com um blog”.
Além de perguntas de visitantes, María Amelia López, que nasceu em Muxía, em 23 de dezembro de 1911, publica fotos e vídeos. Ela se apresenta como uma avó internauta e saúda os colegas da comunidade blogueira. “Estar apaixonada é uma coisa maravilhosa”, diz a uma leitora de 18 anos. Em outro “post”, María Amélia comenta uma mensagem enviada por um argentino de 27 anos, e confessa que a vontade “de ferro” para se manter jovem vem do seu medo da velhice, por ser “feia”. O blog “Aos 95 anos” deve o prêmio de melhor blog em espanhol tanto aos numerosos fãs que conquistou quanto por ter incentivado outros idosos a experimentar esse meio de comunicação.
Melhores do ano
Na votação popular, María Amelia já tinha conseguido o primeiro lugar, com 25% dos votos. “Bestiaria”, de Carolina Aguirre, veio em segundo, com 20%, publicando imagens, relatos e fotos de “mulheres fascinantes”, em algumas ocasiões metade humanas, metade animais. Na categoria Melhor Blog em Português, o vencedor foi o jornalista Marcelo Tas, com o “Blog do Tas”. O “Jovem Nerd”, produzido por brasileiros, foi eleito o melhor podcast na categoria “escolha da audiência” que contabilizou votos dos internautas no site.
O prêmio de melhor blog geral foi para o bielorrusso “Foto-Griffoneurei” (algo como “Fotomaníaca”). O prêmio especial da ONG Repórteres sem Fronteiras foi para o tailandês “Jotman.com”, escrito em inglês.
O blog bielorusso foi o ganhador devido à capacidade de transmitir “com poucas palavras o dia a dia do país, em grande parte isolado dos olhares do exterior”, afirmou Christian Gramsch, diretor de programação da “Deutsche Welle”.
Para Xenia Awimova, autora do “Foto-Griffaneurei”, o blog é uma possibilidade de os jovens mostrarem as suas opiniões, num país onde “não há muitos jornais independentes e plataformas para se expressar”.
O blog experimental tailandês se tornou conhecido pela cobertura do golpe militar no país, em 2006. Atualmente, dá informações sobre os protestos contra a Junta Militar de Mianmar.
Outro premiado foi o blog alemão “Behindertenparkplatz”, em que uma jornalista que usa cadeira de rodas relata diariamente, com boas doses de humor, seus obstáculos e memórias.

Cerimônia em Berlim
Os vencedores da quarta edição foram conhecidos numa cerimônia realizada no Museu da Comunicação de Berlim. As candidaturas nas outras categorias, como melhor blog em russo, inglês, francês, persa, árabe e chinês, entre outros, saíram de 7 mil propostas em 10 idiomas.
A votação pela internet durou três semanas. Os prêmios principais foram doados pelas empresas Toshiba, Archos, Terratec, O’Reilly e Sony Ericsson.
A “DW”, principal organizadora, ao lado de associações como a Repórteres sem Fronteiras, destacou o impacto desta quarta edição. Na premiação anterior, o número de contribuições ficou em 5,5 mil.
Segundo o site da emissora, o sistema de votação foi atacado por um “hacker”. Mas os votos durante o período de ataque foram anulados.

» escreva o seu comentário» leia todos os comentários (17)
Nicinha Diniz/Miami16/11/200716h28
Amar a vida, o trabalho, a familia, as pessoas,o lar, os animais, as flores,os campos, as viagens,a leitura, a musica, a danca, a ginastica, o sol, alimentacao equilibrada, ter fe e ser calmo, perdoar… eis o segredo da longevidade!!! Estou chegando la.Abracao para a jovem Maria Amelia. Fantastica.
Luis16/11/200716h21
E o Jovem Nerd que foi eleito o melhor Podcast do Planeta em 2007 nesta mesma votação não vai ser comentado por está reportagem??? Comeram bola G1, comeram bola!!
maria das graças silva fróes16/11/200715h19
e eu com 52 achando tudo muito ruim, querendo largar tudo e viver de papo pro ar esta maravilha de mulher ensina aos jovens que velho é o pensamento quando voltado para o que não presta valeu!
» leia todos os comentários (17)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s