Sem sensor da narina, roedor perde medo de gato

Sem sensor da narina, roedor perde medo de gato
Em estudo, cientistas fizeram com que camundongos não temessem cheiro de perigo. Mesmo sem sensores, eles poderiam ser condicionados a identificar e evitar certos odores.


Ko e Reiko Kobayakawaelta
Vai encarar? (Foto: Ko e Reiko Kobayakawaelta)
Saiba mais
» Veja imagens de um camundongo corajoso
» Genoma do gato lembra mais o do cão que o do rato, diz estudo
» Cientista testa pílula em ratos para prolongar vida humana
Assim como outros mamíferos, os camundongos podem literalmente sentir o cheiro do perigo. Essa tendência inata impede que se aproximem de outras espécies ameaçadoras e até de alimentos estragados, garantindo sua sobrevivência. Mas uma modificação genética fez com que os roedores perdessem a noção do perigo e entrassem em contato com gatos na maior cara de pau.

Veja imagens do camundongo corajoso
O truque foi operado por um grupo de cientistas da Universidade de Tóquio. Num estudo publicado nesta semana na revista científica “Nature”, eles desativararam alguns receptores — “fechaduras” químicas — presentes na narina dos camundongos. Esses receptores lhes permitem justamente detectar predadores tradicionais de sua espécie, como os felinos.
A equipe do pesquisador Hitoshi Sakano modificou os camundongos de tal maneira que eles não só não fugiram de um gato doméstico como se mostraram indiferentes ao cheiro de uma raposa e ao de um leopardo-das-neves.
Os cientistas japoneses demonstraram que os animais que tiveram anuladas as funções de um pequeno grupo de moléculas do bulbo olfativo, responsáveis pelo discernimento dos riscos, não reagiram normalmente a odores repulsivos, mesmo não tendo a capacidade olfativa normal afetada. Isto é, eles eram capazes de sentir cheiros, só que ignoravam a mensagem de perigo por trás deles.Felizmente, o estudo chegou à conclusão de que os pequenos “suicidas” podem aprender a evitar situações de risco mesmo sem os sensores. Esses camundongos mostraram que têm a capacidade de identificar o cheiro inimigo — se forem condicionados para isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s